• Curso de Pilates - Formação COMPLETA
  • Telefone: (38) 9 9977-1875
  • E-mail: contato@cursodepilatesmoc.com.br

MÉTODO PILATES E HÉRNIA DE DISCO


MÉTODO PILATES E HÉRNIA DE DISCO

 

A Hérnia de Disco é uma disfunção da coluna que acomete milhões de brasileiros e justamente por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais soluções para aliviar a dor da Hérnia de Disco.

A Hérnia de disco acontece por diversos fatores, incluindo má postura, predisposição, obesidade, sedentarismo etc. Muitos desses fatores podem ser controlados pelas pessoas, basta decidir mudar todo esse processo.

A principal mudança vem quando entendemos que tomar remédios e fazer repouso é somente uma forma de prolongar seu problema. SIM!!! Prolongar!   Tomar remédios pode ALIVIAR a dor naquele momento, mas a maioria das medicações não são capazes de tratar eficientemente as dores, somente aliviam, e sabem por quê?

Porque a hérnia de disco é uma disfunção mecânica da coluna, e se é mecânico, deve ser tratada com movimentos corretos que aliviam as dores de forma eficiente e duradoura. Seguindo o mesmo raciocínio entendemos também porque ficar de repouso também não resolve, porque a disfunção mecânica também não estará sendo tratada, ou contrário disso, na maioria das vezes estará sendo aumentada.

Vamos deixar claro uma coisa, medicações e repouso, são indicadas SOMENTE em casos de dor aguda, aquela que seja quase incapacitante! Depois disso é movimento!

Então o que fazer????

Procurar um bom fisioterapeuta, que entenda perfeitamente qual é seu tipo de disfunção, como seu disco está lesionado e o que fazer para tratá-lo de forma individualizada.

Várias técnicas da Fisioterapia podem ser escolhidas para tratamento das disfunções da coluna, neste artigo falaremos especificamente do Método Pilates.

O QUE DEVO OBSERVAR?

Ao recebermos um paciente com dor na coluna, deve-se avaliar no primeiro momento  se a dor que o paciente relata é realmente da hérnia de disco. SIM!!!!  Pode acontecer do paciente ter em mãos um exame de imagem que consta uma hérnia de disco e sua dor NÃO está relacionada a ela. Tratar Uma hérnia de disco, é diferente de tratar outras dores na coluna. Se sua dor não tem correlação com a hérnia, mude a abordagem e não fique preso a este ACHADO RADIOLÓGICO. Da mesma forma, vc paciente, saiba de uma coisa, exames de imagem NÃO confirmam o porquê de suas dores, os exames de imagem são somente mais 1 dos diversos parâmetros que usamos para fechar seu diagnóstico funcional e definir a conduta fisioterapêutica. FISIOTERAPEUTA NÃO TRATA EXAME DE IMAGEM, TRATA VC! Portanto, entenda que são diversos fatores que influenciam nas suas dores, e iremos abordar todas elas.

COMO CONFIRMAR QUE AS DORES QUE MEU PACIENTE SENTE SÃO POR CAUSA DA HÉRNIA DE DISCO?

Primeiro, observe se o paciente está em postura antálgica. A Postura antálgica demonstra como o corpo se “organizou” para fugir da dor. Cada tipo de hérnia de disco possui uma postura antálgia característica. Observando a postura antálgica já podemos direcionar os movimentos de correção.

Observe se há relatos de dores neuropáticas, se o paciente relata dor irradiada, qual é trajeto, e principalmente qual movimento intensifica a dor e qual movimento alivia a dor. Ao identificarmos os movimentos de alívio dos sintomas, podemos direcionar um dos pontos do tratamento.

Observe o histórico da dor, quando ela começou, se o fator emocional está presente, qual é o trabalho do cliente, qual postura ele adota na maior parte do dia, o que ele faz para aliviar suas dores, se existe problemas viscerais associados, se há histórico familiar da doença, e muito importante, qual a postura que o corpo do paciente adota.

Uma análise física muito importante está relacionada as zonas de hipomobilidade e hipermobilidade dos segmentos da coluna, estas zonas podem ser responsáveis pela alteração da condução nervosa que chegam aos músculos acometidos, e estes músculos podem ser responsáveis diretos pela dor do cliente.

Analisar como anda a região central do nosso corpo, analisar o equilíbrio pélvico, e eficiência do nosso core. Centro forte e alinhado, corpo forte! É primordial tratar nosso centro de força.

Com tantas informações e análises, tanto a ser avaliado, e tantos dados a serem observados , que podemos tirar uma conclusão sobre o tratamento da hérnia de disco ou qualquer outra disfunção de coluna, em relação o Método Pilates.  Há um Método MARAVILHOSO que escolhemos para atuar como profissionais, ele se tornou um recurso terapêutico muito importante na nossa profissão, mas ele sozinho NÃO FAZ MILAGRES se vc não souber lidar com clientes com dor e patologias instaladas. Você fisioterapeuta deve desenvolver muito bem seu raciocínio clinico, com muito estudo e dedicação.

Seja específico, resolva os problemas que levam seus clientes aos sintomas álgicos e trate as disfunções, através de movimentos e exercícios selecionados do Método Pilates. Seja específico... resolva os problemas deles... aí vc terá um corpo a ser tratado de forma global, trabalhado com o método pilates, um corpo capaz de ser moldado maravilhosamente bem com todos os fundamentos e evoluções descritos por nosso mestre Joseph Pilates.

É um processo lindo de se acompanhar, uma evolução física maravilhosa. Por isso há tanto  com os resultados que o Método Pilates traz, ele juntamente com a conduta do fisioterapeuta é capaz de modificar a vida das pessoas, trazendo de volta o movimento que não existia, trazendo liberdade física, qualidade de vida.... moldando corpos, moldando músculos, moldando postura!

Dra Lívia Gusmão

Fisioterapeuta

Voltar
Inscreva-se já
Fale Conosco pelo WhatsApp