A escoliose é uma deformidade da coluna em três planos de movimento. Acorre um desvio lateral da coluna, podendo ser em C ou em S. Ocorre uma rotação das vértebras, podendo ocorrer uma retificação de curvas fisiológicas.
A escoliose não costuma gerar dores, podendo ocorrer dores nos casos mais severos.

A escoliose pode ser congênita, ou seja , já existente ao nascimento ou pode ser idiopática, quando não há causa definida.
Perceberemos tb a presença de curvas escolióticas resultantes de uma diferença no comprimento dos membros inferiores.
Percebemos a presença destas curvas alteradas com a pessoa em pé, mas percebemos a ausência da curva escoliótica com o indivíduo sentado ou deitado.
A manutenção de uma postura incorreta ao longo da vida também pode ser causa da presença de desvios posturais, como o hábito de levar bolsas em um só lado, cruzar as pernas, sedentarismo, ou seja , qualquer movimento repetitivo à favor da curva escoliótica pode ser um problema.
Mas a fase que devemos ficar muito atentos é na adolescência, ou seja , na FASE DO ESTIRÃO DE CRESCIMENTO. Esta fase acontece mais ou menos dos 9 aos 15 anos e pode ser marcado por uma variação de 4 a 6 cm de crescimento por ano.
Na fase de estirão de crescimento a escoliose tende a se agravar muito, sendo impresindível a realização de um tratamento especializado o mais rápido possível. Também nesta fase estão as melhores chances de se alcançar os melhores resultados nos tratamentos. Na fase de crescimento é onde tudo acontece.
Então como podemos fazer para tentar encontrar em nossos filhos a presença ou não de uma escoliose . Em casa, vc vai pedir seu filho para ficar de pé, alinhar os pés, ir abaixando o corpo até levar as mãos em direção aos pés, mas as pernas devem estar retinhas. Vc vai olhar se aparece nas costas do seu filho uma parte mais alta, uma diferença no alinhamento da coluna. Caso encontre vc deve procurar rapidamente um fisioterapeuta para que seja realizado testes e análises especificas da coluna vertebral, pode ser necessário o acompanhamento por exames de RX para acompanhar a evolução da escoliose.



Os tratamentos mais indicados para tratar a escoliose será o RPG e o PILATES, após criteriora avaliação e definição de conduta.
Caso tenha alguma dúvida procure um fisioterapeuta.
Voltar